O Los Angeles Lakers, ou apenas Lakers, é um dos times mais renomados do basquetebol norte-americano, com uma rica trajetória, grandes estrelas do esporte entre seus jogadores e muitos títulos conquistados.
Conheça a história do Los Angeles Lakers, seus títulos e jogadores mais ilustres para entender por que esse time de basquete é tão amado para muito além dos Estados Unidos, com fãs do Lakers no Brasil e no mundo todo.
Conheça a história dos Los Angeles Lakers
Os Lakers têm uma trajetória de mais de 70 anos na história do basquete mundial, com momentos e ídolos que ficaram marcados na memória de milhares de amantes desse esporte, tornando a camisa do Lakers um manto reconhecido no mundo todo.
Confira, a seguir, como o time surgiu e como a sua história se desenvolveu até os dias de hoje!
Surgimento dos Lakers (1947)
Uma curiosidade interessante é que o Los Angeles Lakers não é um time que nasceu em Los Angeles, mas sim na cidade de Mineápolis, no estado de Minnesota nos Estados Unidos. Esse estado é conhecido como “terra dos mil lagos” e, por isso, o time foi batizado de Minneapolis Lakers quando foi criado em 1947, em homenagem aos lagos, ou lakers em inglês.
Já em sua primeira temporada, o time ganhou o maior prêmio na Liga Nacional de Basquete, com destaque para o jogador George Mikan, um gigante do esporte em todos os sentidos, já que media quase 2,10 de altura. E, até o fim da década de 1950, o time foi conquistando diversos títulos que levaram os Lakers rapidamente ao topo dos melhores times de basquete da época.
Mudança para Los Angeles (1960)
A mudança para a cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, ocorreu apenas no ano de 1960, motivada por problemas financeiros que o dono do time, Bob Short, enfrentava à época. Assim, nasciam finalmente os Los Angeles Lakers, título sob o qual o time se consagrou e que perdura até hoje.
Rivalidade com o Boston Celtics (década de 1960)
A década de 1960 também foi marcada pelo início da rivalidade que o time tem até hoje com o Boston Celtics, já que, naquele período, os Lakers foram derrotados pelos Celtics nas finais em várias temporadas: 1953, 1963, 1965, 1968 e 1969. É interessante notar que as disputas entre esses times sempre se manteve acirrada e, atualmente, até o ano de 2023, ambos estão empatados com 17 títulos da NBA.
Showtime (anos 1980)
Desde a década de 1970, mas especialmente nos anos 1980, os Lakers ultrapassaram a barreira dos esportes e marcaram história na cultura pop da época, ganhando o apelido de “showtime” pelo estilo performático e emocionante empregado por seus jogadores, dentre os quais se destacaram grandes nomes como Magic Johnson, Kareem Abdul-Jabbar e James Worthy.
O magnetismo dos Lakers nesse período marcou uma transformação significativa para a NBA, pois até então a liga ainda era pequena e tinha baixa audiência. Portanto, o Los Angeles Lakers foi essencial para a NBA se tornar o que é hoje: a maior liga de basquete do mundo.
Kobe Bryant (anos 1990)
Em meados dos anos 1990, o jovem Kobe Bryant, de apenas 18 anos, vestiu o uniforme Lakers e fez história como um dos jogadores mais premiados de todos os tempos do basquete americano. Bryant foi um dos poucos jogadores recrutados diretamente pela NBA ainda no ensino médio, e, desde então, sempre disse que só jogaria se fosse pelos Lakers.
Em sua carreira, teve grande sucesso em dupla com o famoso pivô Shaquille O’Neal, e brilhou com a camiseta do Lakers por mais de 20 anos, aposentando-se apenas em 2016. Sua trágica morte, em um acidente de helicóptero em 2020, com apenas 41 anos, abalou o mundo do basquete, em especial os torcedores do Lakers.
LeBron James (2018 — atualidade)
Com uma trajetória já consolidada de quase duas décadas no basquete estadunidense, LeBron James chegou ao Lakers em 2018, trazendo ao time uma nova confiança para buscar títulos após um longo período de vacas magras.
Assim, o jogador foi peça importante para que os Lakers conquistassem seu 17º título da NBA em 2020, chegando a ser o atleta mais bem-pago da história do basquete mundial.
Quem é o maior jogador da história dos Lakers?
Os jogadores dos Lakers mais conhecidos com certeza são Magic Johnson e Kobe Bryant. O primeiro é considerado um dos grandes armadores da história do basquetebol mundial e foi um dos responsáveis pelo estilo de jogo marcante dos Lakers nos anos 1980, o showtime. E o segundo, como vimos, dedicou toda a sua carreira aos Lakers e se tornou uma lenda do time.
Outros nomes que honraram a regata dos Lakers foram os pivôs Kareem Abdul-Jabbar, George Mikan e Shaquille O’Neal, o armador Jerry West e o ala Elgin Baylor, sendo reconhecidos pelos fãs dos Lakers até hoje.
Por fim, fãs discutem se LeBron James poderia entrar nesta lista, uma vez que já tinha feito história em outros times antes de ir para os Lakers e chegou apenas recentemente. Mas fato é que, seu nome de peso e sua qualidade como atleta trouxeram ao time novos ares, o que dá a ele um merecido espaço entre os jogadores mais importantes da história do Los Angeles Lakers.
Quantos títulos tem o time Lakers?
Até a temporada 2022-2023, o Los Angeles Lakers já conquistou 17 títulos da NBA:
- 1949;
- 1950;
- 1952;
- 1953;
- 1954;
- 1972;
- 1980;
- 1982;
- 1985;
- 1987;
- 1988;
- 2000;
- 2001;
- 2002;
- 2009;
- 2010;
- 2020.
Um dos destaques desses títulos foi para a temporada 1971-1972, em que, além de ganhar a liga, os Lakers alcançaram a sequência de vitórias mais longa da história da NBA, com 33 jogos seguidos vencidos. Outros recordes do time na liga são:
- maior número de vitórias (mais de 3000);
- maior porcentagem de vitórias;
- mais aparições em finais (32 vezes).
E além dos títulos na NBA, os Lakers ainda acumularam 56 aparições na pós-temporada, 33 títulos da Divisão do Pacífico e 32 títulos da Conferência Oeste até o ano de 2023.
Los Angeles Lakers: mais do que um time, um símbolo
Como você viu, a trajetória do Los Angeles Lakers explica o sucesso desse time que tem torcedores ao redor do mundo todo. Nascido em Mineápolis e tendo fincado raízes em Los Angeles, o time angariou uma série de estrelas como Magic Johnson, Kobe Bryant e LeBron James e transformou a liga NBA de basquete.